segunda-feira, 14 de março de 2011

LEONARDO NA REVISTA PRODUZ - MATÉRIA SOBRE GADO NELORE












Nelore CBMW Talismã, produtividade a pasto








Cesar Brugnera, Leonardo, Robson Alessandro e Marco Pedroza mostram o potencial da genética de um dos maiores projetos pecuários do Brasil





A Talismã iniciou seus investimentos em Nelore PO no ano de 2008, com a aquisição de animais geneticamente superiores, um verdadeiro projeto pecuário de vanguarda, alicerçado naquele que sustenta a cadeia econômica do campo, o produtor de gado comercial, o pecuarista que vive a realidade do Brasil rural. E isso se deu por meio da associação do cantor Leonardo e de seu irmão Robson Alessandro Costa ao Nelore CBMW de Marco Pedroza e Cesar Brugnera, que agregou uma base tradicional e respeitada em Goiás e Mato Grosso, focada na produção de touros Nelore PO criados e selecionados exclusivamente a pasto. Surgia, então, o Nelore CBMW Talismã, que agora com suas mais de 1700 matrizes PO é um dos maiores produtores de touros Nelore PO do Brasil.
O inícioPara expor o porquê do potencial da genética CBMW Talismã, é preciso regressar à década de 1980, período em que Marco Pedroza iniciou sua expedição no mundo da pecuária zebuína, às margens do Vale do Araguaia, por meio da aquisição de animais de Hamilton de Barros Velasco.






Começava aí sua busca pelo que havia de melhor no país. Percorreu criatórios afamados, como o de Rubico de Carvalho e o de Alberto Mendes (Sabiá). Acabou por investir na IA (inseminação artificial), em particular com o intuito de abrir o sangue do gado e evitar a consaguinidade. Na época, contou com a colaboração do saudoso Nelorista Nelson Pineda, que muito o auxiliou. Implantou a seguir a TE (transferência de embriões), uma importante biotecnologia que promove um aumento considerável no número de animais geneticamente superiores em menor tempo. E, posteriormente, a FIV (fertilização in vitro), cuja vantagem é o poder de multiplicação ainda maior. Porém, antes de lançar mão dessas tecnologias de melhoramento do rebanho, Marco peregrinou na busca pela melhoria da eficiência reprodutiva – índice de performance reprodutiva de um rebanho com base, principalmente, em características como a idade à primeira cria e o intervalo de partos; da habilidade materna – capacidade de criar bezerros sadios e desmamá-los pesados; etc, sem nunca se descuidar da rusticidade. Em 2005, se associou a Cesar Brugnera, criador do Rio Grande do Sul que muito colaborou com sua visão multinacional do negócio.






Surgia aí o Nelore CBMW. No ano de 2006, por meio de uma ação solidária na Casa de Apoio São Luiz (instituição filantrópica) conheceu o cantor Leonardo, que, no ano seguinte, acompanhado de seu irmão Robson Alessandro, adquiriu animais de sua propriedade rural. Já nessa época, a aquisição de reprodutores por parte da dupla se deu, não apenas com base na beleza racial, mas primordialmente pela produtividade. Em 2008, o quarteto negociou uma seleção em conjunto. “Enviamos 1000 matrizes Nelore PO para a propriedade do Leonardo no município de Jussara (GO). Nascia o Nelore CBMW Talismã”, recorda Marco. Cabe expor que quando os quatro iniciaram as conversas sobre a parceria, Leonardo foi enfático ao mostrar que não entraria no negócio com menos de 1000 matrizes. “Ele não pensa pequeno”, declara Robson Alessandro. Trata-se, pois, de um grande empreendedor, um apaixonado pela raça. “Acredito muito no Nelore. É a raça de gado que mais suporta o clima do Brasil”, declara o cantor. E brinca: “Mexia só com gado de corte (cria, recria e engorda), até que apareceram esses ‘loucos’ para mexer com gado PO. Hoje, o Nelore CBMW Talismã é um dos maiores plantéis do Brasil, com uma genética espetacular, de excelência internacional”.







Genética CBMW Talismã O Nelore é a raça zebu originária da Índia predominante no rebanho brasileiro. Porém, muito ainda há de se desenvolver e evoluir em todas as áreas, seja no incremento da produtividade e melhoria econômica, seja no desenvolvimento de novas frentes comerciais, e até mesmo na esfera social, com as melhorias necessárias aos que vivem no campo. Em paralelo, eis o pecuarista, que para superar as adversidades se reinventa dia a dia, inovando e buscando de forma incansável a maior produtividade e qualidade de seus produtos, respeitando a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Não por acaso, o Nelore CBMW Talismã age como fomentador do processo produtivo, fornecendo aos criadores do Brasil, com baixo custo, o acesso à ferramenta vital ao desenvolvimento do rebanho brasileiro: touros Nelore PO de alta qualidade genética. E, para os programas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), um Banco de Sêmen dos seus principais e mais provados reprodutores. O Nelore CBMW Talismã conta com o assessoramento permanente dos principais e mais renomados profissionais do Brasil, membros dos quadros técnicos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e Associações Regionais.






“Participamos também dos principais programas de melhoramento genético do país, provas de ganho de peso e testes de desempenho”, revela Cesar Brugnera. Um exemplo é o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ, que controla cerca de 2.700 rebanhos de todas as raças zebuínas e em todo o território nacional, por meio de suas três provas zootécnicas: Controle do Desenvolvimento Ponderal – (CDP); Provas de Ganho em Peso – (PGP); Controle Leiteiro – (CL). E, além de explorar técnicas reprodutivas de vanguarda, IA, TE e FIV, os sócios desenvolvem projeto de qualificação e avaliação de reprodutores, através dos marcadores moleculares relacionados à produtividade, mais especificamente ao rendimento de carcaça e precocidade. Trabalho de seleção que tem por fim a formação de touros adaptados às características do Brasil, produzindo de forma eficiente em altas temperaturas, em pastos com água e em terras arenosas de baixa cobertura vegetal. “Nosso objetivo é produzir os melhores touros do país, verdadeiras máquinas reprodutivas”, declara Robson Alessandro. Segundo ele, a ideia é disseminar uma genética de alta qualidade produtiva fornecida por meio dos seus reprodutores, descendentes de consagradas famílias da raça, os quais são avaliados e provados pelos programas oficiais de melhoramento e desenvolvimento genético do Brasil.






Com isso, o Nelore CBMW Talismã colabora diretamente no progresso genético do rebanho comercial do Brasil, na melhoria da qualidade da carne e no crescimento do resultado econômico do pecuarista. Todos os reprodutores Nelore CBMW Talismã colocados a disposição do mercado seguem com o Certificado de Registro Definitivo conferido pela ABCZ e também com Certificado de Aptidão e Qualidade Produtiva a Pasto da Nelore CBMW Talismã, assegurando que o reprodutor segue rigorosamente o objetivo de seleção quanto às características raciais, produtivas, conformação, estrutura, temperamento, libido e adaptabilidade. Segue também com exame andrológico que garante a funcionalidade do aparelho reprodutivo e a produção de sêmen em quantidade e qualidade desejada. Adicionalmente, o Nelore CBMW Talismã oferece também garantias científicas dos reprodutores através da avaliação genética, mensuração de DEP (Diferença Esperada na Progênie) – resultado que expressa o que um determinado animal irá transmitir a sua prole –, desempenho produtivo entre contemporâneos para aqueles que participaram do PMGZ e indicação para habilidades específicas de produtividade, recomendado por meio de marcadores moleculares. Adicionalmente, o Nelore CBMW Talismã coloca à disposição do mercado seu Banco de Sêmen, formado por seus principais reprodutores, os quais se destacam por sua excelência na produção e por seu Mérito Genético Total conferido pelos Sumários da Raça, garantindo assim alto desempenho e baixo custo nos programas de IATF. Mas a inovação não para por aí.


Nenhum comentário:

Hoje 18 03 2024 é dia do fãs 

  O FÃ CLUBE BLOG FLOR DO MEU SERTÃO DESEJA UM FELIZ  DIA DO FÃ PARA TODOS FÃS DO LEONARDO