quinta-feira, 21 de junho de 2018

G1 publica série de reportagens especiais sobre mortes dos sertanejos Leandro e Cristiano Araújo







Morte de Leandro completa 20 anos neste sábado (23), por câncer raríssimo no tórax. A de Cristiano Araújo faz 3 anos no domingo (24), após acidente de carro.
Por Raquel Morais, G1 GO
21/06/2018 06h30 Atualizado há 10 horas
Montagem mostra Cristiano Araújo, em foto extraída de conta dele em rede social, e Leandro, em foto retirada de conta de filho dele (Foto: Arte/TV Anhanguera)
Admiradores da música sertaneja precisaram aprender a lidar com a saudade que aperta um pouco mais forte nos últimos dias do mês de junho. A morte de Leandro, que fazia dupla com o irmão Leonardo, completa 20 anos neste sábado (23). A do cantor Cristiano Araújo, três anos no domingo (24).
As circunstâncias foram muito diferentes. Leandro foi vítima aos 36 anos de um câncer raríssimo no tórax, conhecido como tumor de Askin, e morreu durante tratamento em São Paulo. Cristiano Araújo morreu após um acidente de carro em Morrinhos (GO), aos 29, junto com a namorada, Allana Moraes, de 19.
A dupla sertaneja Leandro e Leonardo (Foto: Reprodução/Instagram)
Contudo, ambos seguem sendo considerados referência para a música e continuam inspirando fãs. Para homenageá-los, o G1 preparou uma série de reportagens. São textos e imagens produzidos nas últimas semanas que revelam curiosidades e trazem depoimentos de familiares e amigos.
No caso do Leandro, nossa reportagem foi a Goianápolis para conhecer melhor quem era o cantor longe dos holofotes. Sonhos, o “último pedido” feito à mãe e as lições deixadas aos filhos também foram abordados.
O cantor Cristiano Araújo, que morreu em 24 de junho de 2015 após acidente de carro (Foto: Reprodução/Instagram)
Já em relação a Cristiano Araújo, vamos atualizar as informações dos processos judiciais que surgiram após o acidente, envolvendo a divulgação das imagens do corpo, a disputa pela carcaça do carro e a condenação do motorista. Além disso, mostraremos quais ensinamentos deixados por ele marcaram artistas ainda mais jovens.
20 anos sem Leandro: ‘Não aprendi dizer adeus’
  • Goianápolis
Considerada a capital brasileira do tomate, a pequena Goianápolis – cuja população era estimada em 11.471 em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – passou a chamar atenção após lançar uma das duplas sertanejas mais famosas do país: Leandro e Leonardo.
Placa indica entrada de Goianápolis, conhecida como capital brasileira do tomate, onde os sertanejos Leandro e Leonardo nasceram (Foto: Sílvio Túlio/G1)
A morte de Leandro foi muito sentida, e a memória do cantor segue viva no município. A data virou feriado local, e um museu e um monumento foram erguidos em homenagem ao sertanejo.
  • Fãs-clubes
Engana-se quem pensa que o amor das fãs diminuiu ao longo do tempo. ‘Leandretes’ revelaram loucuras que já fizeram para acompanhar shows de Leandro e Leonardo e mostraram santuários que mantêm em homenagem ao artista morto em 1998.
A dupla sertaneja Leandro e Leonardo (Foto: Reprodução/Instagram)
Nossa reportagem localizou organizações que mantêm páginas atualizadas com fotos do cantor em redes sociais. Há até quem o descobriu após a morte e aprendeu a admirar o trabalho.
  • A origem de 'Pense em mim'
Quem nunca cantou (ou quis cantar) “vamos pegar o primeiro avião com destino à felicidade” para um grande amor? Poucas pessoas sabem, porém, que “Pense em mim”, um dos grandes sucessos da dupla, não era originalmente uma música sertaneja.
O G1 conversou com os autores da música e descobriu como a canção surgiu.
Quadro de fotos do cantor Leandro e familiares (Foto: Vanessa Martins/G1)
  • Lembranças de amigos
Amigos de infância de Leandro contaram para a nossa reportagem histórias vividas com o cantor fora dos holofotes. Entre os sonhos do cantor, estava seguir em carreira política, por exemplo. Também recuperamos o boletim escolar e confissões da época do surgimento dos primeiros sintomas do câncer.
  • Casa de apoio
Semanas antes de morrer, Leandro confiou à mãe uma missão: fundar um local para abrigar pessoas com câncer que não tivessem condição de arcar com o tratamento. A Casa de Apoio São Luiz surgiu de forma improvisada.
Acervo do cantor Leandro na Casa de Apoio São Luiz, fundada a pedido dele, que acolhe gratuitamente pessoas com câncer em Aparecida de Goiânia (Foto: Vanessa Martins/G1)
Ao longo dos anos, ganhou sede própria, e funciona atualmente em Aparecida de Goiânia. Nela há um acervo do artista.
  • Filhos
Leandro teve quatro filhos, que se orgulham de sua história e contam a falta que ele faz. Apenas um deles, Thiago Costa, seguiu os passos do pai e virou cantor sertanejo. Já a única menina, Lyandra, está terminando medicina e vê na escolha da profissão uma oportunidade de amenizar o sofrimento de outras pessoas.
3 anos sem Cristiano Araújo: ‘O que temos para hoje é saudade’
  • Divulgação de imagens do corpo
Um dos cantores que se tornou referência da última geração de sertanejos, Cristiano Araújo tinha em Leandro e Leonardo uma inspiração. Leonardo, inclusive, era uma espécie de “padrinho musical” de Cristiano e ajudou a lançá-lo na mídia.
O G1 buscou esclarecer pontos polêmicos que envolveram o nome do artista desde sua morte. Somente agora, por exemplo, os advogados da família consideram que foram cumpridas as decisões judiciais que ordenavam a retirada das imagens do corpo dele da internet. Imagens vazaram, e os técnicos da funerária em que ele foi preparado, condenados.
  • Disputa pela carcaça do carro
Outra questão envolve o dinheiro do seguro do carro em que Cristiano Araújo e a namorada, Allana Moraes estavam quando o acidente aconteceu. A carcaça foi alvo de disputa judicial entre o empresário que era dono do veículo e a família do sertanejo.
  • Condenação do motorista
Também mostramos que o motorista que dirigia o carro no momento do acidente, Ronaldo Miranda, não começou a cumprir a pena estabelecida pela Justiça. Ele deveria prestar serviços comunitários e perder a carteira nacional de habilitação. A defesa dele, contudo, entrou com embargos, que "adiaram" o início da decisão.
O cantor Cristiano Araújo e o motorista Ronaldo Miranda, condenado pela morte do artista em acidente de carro ocorrido em 24 de junho de 2015 (Foto: Reprodução/Instagram)
  • Sósia-mirim
O G1 conversou com o sósia-mirim de Cristiano Araújo, Hugo Henrique. O menino revelou à reportagem que as semelhanças entre os dois resultaram de um “acaso” e contou sobre ensinamentos que carrega até hoje.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/g1-publica-serie-de-reportagens-especiais-sobre-mortes-dos-sertanejos-leandro-e-cristiano-araujo.ghtml

Nenhum comentário:

#ZÉFELIPE

Completar mais um ano neste mundo é o maior presente que podemos desejar. Feliz aniversário e que a vida lhe sorria sempre! São os votos ...